25 Dicas para viajar sozinho e se sentir seguro e feliz

Você pode fazer o que quiser quando quiser. Você pode se conectar com as pessoas se desejar ou evitá-las completamente se quiser ficar sozinho.

Quando você viaja sozinho, viaja de acordo com seus termos.

Veja aqui 25 dicas para viajar sozinho e se sentir feliz por ter feito essa escolha.

  1. Entenda como a viagem contribui para a felicidade – Conhecer novos lugares, pessoas, culturas, lugares e histórias faz com que a maioria das pessoas fiquem mais felizes.
  2. Economize: Não é ótimo voltar de uma viagem e saber que ele é totalmente pago, em vez de precisar recuperar o dinheiro depois do fato? Economize para a sua viagem antes de ir. Aproveite a gratificação atrasada. E esteja pronto para começar a economizar para a próxima viagem assim que voltar.
    economize guardando moedas em um pote
  3. Conheça o seu orçamento – Existem algumas etapas envolvidas no planejamento do seu orçamento de viagem, é sempre importante saber que existe vida após a viagem e endividamento é motivo de stress, portanto saber o que você pode fazer é importantíssimo nesse momento.
  4. Talvez você tenha um destino de sonho ou talvez você só precise fugir e o destino não importa tanto.
    Que tal você escrever as 10 coisas que você mais gosta numa viagem e 10 elementos que não podem faltar. Assim fica mais fácil escolher entre uma viagem mais tranquila ou balada, um lugar mais romantico ou voltado para aventura.
  5. Compre seguro de viagem –  Acha que não precisa? Pense de novo. Se você não comprar um seguro de viagem, será responsável por tudo que der errado. Se o fizer, pode reivindicar muitas despesas de volta. 
  6.  Reserve acomodações que ajudam quem está sozinho a relacionar com outras pessoas. Uma casa de família, hotel, albergue, pousada ou pousada pequena que seja particularmente boa para viajantes sozinhos.

    mochileiro-usando-seu-telefone-em-um-albergue-em-varanasi
    mochileiro-usando-seu-telefone-em-um-albergue-em-varanasi
  7. Bagagem pequena – Leve realmente o que for necessário, isso pode te poupar tempo em aeoroportos e ainda evita extravios.
    Bagagens de mãos (sim você pode levar mais de uma) facilitam demais a sua vida.
  8. Planeje a compra de um chip – A pior coisa que existe numa viagem é ficar incomunicável e sem internet (pois isso pode te gerar dor de cabeça em qualquer imprevisto).
    A primeira coisa que você deve fazer ao chegar ao seu destino é gastar alguns reais com um chip novo da melhor operadora local com créditos suficientes para internet e ligações.
  9. Tenha cuidado com a sua segurança – Se você usar Wi-Fi público em suas viagens ou se precisar fazer algum banco on-line ou usar seu cartão de crédito, é recomendável usar uma VPN. O Wi-Fi público é muito inseguro e é uma grande porta aberta para hackers, se possível não use.
  10. Tenha paciencia – Pode ser difícil chegar a uma nova cidade sem companhia. Não tenha pressa para conhecer pessoas ou se relacionar, passeie em locais mais propícios se for a sua intenção e aguarde para fazer boas amizades.
    pesca-do-homem-em-um-lago
  11. Estude um mapa do seu destino. Conheça um pouco . Obtenha um senso de direção usando os principais pontos de referência do local (pontos turísticos, estações de trens e metrô, aeroporto e outros). 
  12. Seja discreto – Não use jóias ou câmeras e aparelhos eletrônicos caros. Seja discreto para evitar atenção indesejada.
  13. Sorria – O sorriso significa a mesma coisa em todas as línguas. Significa que você é feliz, amigável, acessível e gentil. Um sorriso abre muitas conversas. 
  14. Se você for para outro país, saiba pelo menos o básico do idioma local. Fazer um esforço para se comunicar no idioma local é sempre apreciado e frequentemente retornado com um esforço para se comunicar no seu idioma.
  15. Vá a uma cafeteria – Procure cafés com grandes mesas comuns ou cafés ao longo da janela e sente-se perto de alguém. Eu sempre tive ótimas conversas com os locais ao me posicionar dessa maneira.
    barman-misturando-bebida-saborosa
  16. Escolha um albergue. Normalmente nele você encontra salas comuns que são ótimos lugares para conhecer pessoas. 
  17. Estabeleça uma rotina – Visite o mesmo café, barraca de frutas ou restaurante todos os dias. Você conhecerá as pessoas e elas começarão a prestar atenção em você.
  18. Seja curioso – Faça perguntas e as conversas começam naturalmente quando você encontra pessoas gentis.
  19. Jante no mesmo local regularmente para que você se torne amigável com os atendentes. 
  20. Ande a pé – Não há melhor maneira de conhecer uma cidade e entender sua cultura do que caminhar.
    Isso o torna mais lento, para que você possa ver as nuances da sociedade e entender como a cidade é projetada. 
  21. Planeje seu transporte com sabedoria – Se estiver claro quando você for, provavelmente não precisará de um táxi para chegar lá, mas é recomendável usá-lo na volta quando estiver escuro.
  22. Não beba demais – Beba com muita responsabilidade, para que você tenha bom senso sobre você.
  23. Deixe um recado – No seu quarto de hotel, deixe uma nota de onde você foi e quando espera voltar.
  24. Tome algumas atitudes para a sua segurança – Se uma conversa começar, apresente-se apenas com seu primeiro nome. Saia sozinho e de táxi e não conte às pessoas onde você está hospedado.
  25. Mantenha seus objetos seguros – Saiba onde está sua bolsa – ou, melhor ainda, não a carregue, não leve todo o seu dinheiro nos passeios.

Temos a certeza de que lendo e seguindo essas dicas você poderá ter uma viagem muito mais tranquila, segura e feliz.

Então, o que achou dessa nossa jornada? As dicas foram valiosas?

Se você gostou compartilhe esse artigo nas suas redes sociais com seus amigos para que ele possa alcançar o máximo de pessoas possível.