9 coisas para fazer na Pampulha Belo Horizonte

Em 1940, o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, procurou o arquiteto Oscar Niemeyer com a ideia de criar o bairro mais lindo do país, então nasceu a Pampulha que fica a 10 km de BH e reúne uma arquitetura moderna e planejada a muitos atrativos e pontos de interesse.

A UNESCO, recentemente, declarou a Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Neste artigo falaremos sobre alguns pontos turísticos para você conhecer nessa linda região.

Antes disso, se você pensa em curtir a noite da cidade veja ao vivo as melhores baladas de BH.

No link acima, através de um aplicativo lançado pela Startup Mols, você visualiza diversos bares com câmeras 360 graus para saber como estão os melhores bares de Belo Horizonte.

 

Lagoa da Pampulha

lagoa-da-pampulha-belo-horizonte

É o ponto turístico mais conhecido de Pampulha, a lagoa foi projetada por Oscar Niemeyer, a pedido de JK.

As margens da Lagoa é um excelente lugar para aproveitar a natureza, andar de bicicleta, skate, patins, fazer um piquenique romântico ou em família. A região ainda conta com diversos mirantes, que te proporcionarão as melhores vistas da lagoa.

 

Casa Kubitschek

casa k

É um museu-casa que fica na orla da Lagoa da Pampulha e foi, por alguns anos, residência de final de semana do presidente Juscelino Kubitschek, enquanto era prefeito de Belo Horizonte.

A Casa possui uma arquitetura moderna e reúne objetos e artefatos da época de Juscelino e os visitantes podem percorrer todos os cômodos, a fim de conhecer e viver a história de JK e da Pampulha.

Também há diversas obras de arte em seu interior e a Casa faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pela UNESCO.

 

Igreja de São Francisco de Assis

Igrejinha da pampulha

A Igreja de São Francisco de Assis é um dos pontos turísticos mais visitados de Belo Horizonte e possui uma enorme relevância para a arquitetura do Brasil. Ela foi construída pelo jovem Oscar Niemeyer, antes dele se tornar mundialmente conhecido por projetar Brasília.

Ela é muito bem trabalhada e sua arquitetura possui curvas que se assemelham às montanhas de Minas Gerais.

 

Museu de Arte da Pampulha

museu de arte da pampulha

O Museu está localizado no antigo Cassino da Pampulha que era muito conhecido no Brasil. Ele também foi projetado por Niemeyer e também compõe o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Seu acervo é de cerca de 1400 obras de arte em reserva técnica, ele conta com auditório e jardins criados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

 

Ginásio Mineirinho

ginasio mineirinho

O nome real do ginásio é Estádio Jornalista Felippe Drummond, mas ele é mais conhecido como Mineirinho. É um ginásio poliesportivo com capacidade para até 25 mil visitantes e é a maior arena esportiva indoor do Brasil.

O ginásio é muito usado para o vôlei e também é bastante eclético para eventos nacionais e internacionais.

 

Estádio Mineirão

estadio mineirão

Muito famoso no Brasil e no mundo, após a derrota do Brasil de 7×1 para a Alemanha na Copa de 2014. É uma parada obrigatória para os amantes do futebol, pois além de ocorrerem jogos periódicos do Cruzeiro e Atlético Mineiro, o estádio ainda abriga o Museu Brasileiro de Futebol, com muita história e artefatos importantes para o futebol do Brasil.

 

Capela Curial de São Francisco de Assis

Conhecida como Igrejinha da Pampulha, a obra de Oscar Niemeyer é um grande ícone de Minas Gerais. Inaugurada em 1943, a igreja foi considerada muito moderna para a época e não foi bem recebida pela população católica, permaneceu fechada até 1959.

Abriga alguns painéis de Candido Portinari. Para visitar o interior da igreja, os funcionários pedem uma pequena contribuição em dinheiro. Durante as missas, o valor não é cobrado.

 

Parque Guanabara

parque-guanabara

É um mágico de parque de diversões que traz sensações nostálgicas, lembra até hoje os parques de antigamente. Está localizado no orla da Lagoa da Pampulha. O parque foi inaugurado em 1969 e sua criação faz parte da história da cidade. Conta diversas atrações oferecidas pelo parque, entre elas o, Bumper Boat, Tromba-Tromba, Pistinha, Autorama, Lagarta, Trem Fantasma, Palácio do Riso e entre outros brinquedos.

 

Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego

Parque-Ecologico-da-pampulha

Também está localizado na orla da Lagoa da Pampulha e é mais conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, ou apenas como Parque da Pampulha. Ele oferece um ótimo espaço na natureza para praticar esportes, fazer piqueniques e caminhadas.

O parque é dividido em três partes, a primeira é para a visitação pública, outra para passeios guiados e a última é uma área restrita de reserva florestal. Foi inaugurado em 2004 e é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.

A região da Pampulha é muito agradável e repleta de atrativos, com certeza vale a sua visita. Além dos pontos aqui mencionados, inclua na sua visita a Casa do Baile e o Iate Clube, que também fazem parte do conjunto arquitetônico tombado pela UNESCO.

Não deixe de conhecer também os mirantes e entender o porquê a cidade de Belo Horizonte possui esse nome.